No ultimo dia 10/08, São Paulo recebeu mais uma vez Kiko Loureiro, que se apresentou diversas vezes por aqui durante sua carreira, mas a atual turnê tem um brilho especial por ser a primeira de forma solo e com um show quase que totalmente instrumental.
Após toda bagagem e reconhecimento adquiridos com Angra e Megadeth, Kiko tem prestígio, competência e carisma suficientes para alavancar sua carreira solo . E de forma brilhante como o público assistiu no Tokyo Marine Hall.
A festa começou com Luiz Toffoli, excelente guitarrista que traz figuras como Felipe Andreoli,Thiago Bianchi (Noturnall, ex-Shaman),Pedro Tinello, ex-Almah, e também integrante da sua banda solo, no primeiro álbum “Enigma Garden”.
Infelizmente não houve tempo hábil para acompanhar o show de abertura, mas vale muito a pena pesquisar sobre a carreira do músico.
Pouco depois foi a vez do guitarrista carioca Gustavo Di Pádua subir ao palco. Já conhecido pelo seu trabalho em bandas como Almah e Glory Opera.
Gustavo também tocou com figuras como Erasmo Carlos. Ele foi acompanhado por excelentes músicos: Marcus Filipe Andrade (guitarra),Thiago Fernandes (baixo) e Gabriel Triani (bateria, ex-Wizards).
Esbanjando carisma e muita técnica, tocou sons instrumentais da sua atual carreira solo e versões de clássicos do rock como Paranoid, do Black Sabbath, e Wasted Years, do Iron Maiden.
Durante todo o show, Gustavo interagiu com o público e destacou que vários dos sons como “Welcome to the Next Stage” estarão no seu próximo disco chamado “Elephant”.
Foi um ótimo aquecimento pro show do Kiko que subiria ao palco poucos minutos depois.
Set list
1. Intro
2. Second Floor
3. Insight
4.The Stairs
5. Spiritual Lesson
6. Paranoid (Black Sabbath)
7. Wasted Years (Iron Maiden)
8. Welcome to the Next Stage
9. Elephant
10. 2008
Pouco depois das 22 horas era o momento de rever KIko Loureiro que entrou muito bem com a faixa “Overflow”,que abre o seu disco solo mais recente “Open Source”.
Com o público em êxtase, e o guitarrista também, já que correu por todo o palco e agitou demais nesse inicio, já ficava a certeza de que seria uma noite especial.
Esbanjando toda sua técnica e virtuose, Kiko Loureiro, teve o público nas mãos durante todo o show.
Logo depois veio Pau de Arara do disco de estreia No Gravity, que também agradou demais todo os presentes. A missão do músico não era das mais simples, já que se apresentou, na maioria das vezes, com suas bandas e não solo, de forma instrumental.
Para ajudá-lo, escolheu músicos muito competentes: Luiz Rodrigues (guitarra), Thiago Baumgarten (baixo, Auro Control) e Luigi Paraventi (bateria, Command6, Carol Biazin).
“Reflective” e a belíssima “No Gravity”, talvez a melhor da sua carreira solo, hipnotizaram todos no Tokyo Marine Hall.
Logo depois veio “Vital Signs”, mais uma do ótimo Open Source. E era hora da primeira surpresa da noite: Kiko Loureiro preparou um medley com trechos de clássicos do Angra, começando com a icônica e sempre obrigatória “Carry On”, seguida por “Spread Your Fire”, “Nova Era”, “Morning Star”, “Evil Warning” e “Speed”.Aliás, certeira a ideia de incluir sons mais “Lado B” nesse repertório como “Speed”, do injustiçado “Fireworks, e “Morning Star” do clássico “Temple of Shadows”, mas há muito tempo não executada pelo Angra.
Voltando para o material solo, “Du Monde” também do Open Source agradou demais a galera que ovacionava Kiko aos gritos de “Tesouro” durante todo o show, arrancando risos do músico por várias vezes. ”Só no Brasil mesmo" comentou Kiko aos risos.
O primeiro convidado especial da noite foi Lobão. Icone do rock nacional e, muitas vezes polêmico, foi bem recebido pelo público. Uma das influências de Kiko Loureiro, segundo o próprio guitarrista que, ao apresentar o cantor, comentou que na adolescência se via imerso em discos de Deep Purple, Led Zeppelin, sem muitas vezes perceber os músicos brasileiros. Lobão então teria se tornado um dos seus artistas brasileiros favoritos.
A música escolhida foi “Mais uma Vez”, do álbum “A Vida é Doce”. Depois dessa Jam, era o momento de algo mais atual.
Kiko também deu destaque para sua passagem pelo Megadeth. A instrumental “Conquer or Die” do álbum Dystopia e “Killing Time” do excelente “The Sick, the Dying… and the Dead!” foram as escolhidas. Essa última com direito a vocais do mestre Kiko. Aliás, seria legal se ele considerasse um projeto cantando também. Mandou bem demais com tons mais baixos e graves.
Depois de “Dreamlike”, outra do Open Source, era o momento de realizar o sonho de alguém: Kiko perguntou se havia algum guitarrista na plateia. Muitos se manifestaram até que Felipe foi o escolhido.
O cara subiu no palco e fez uma Jam com a banda usando a guitarra do Kiko Loureiro. E o cara mandou muito!!!! Kiko só observou e aplaudiu. Um dos grandes momentos da noite.
Era hora de voltar no tempo e contar com mais convidados: “Rebirth” com participação de Alirio Neto. Incrivel versão! Alirio é provavelmente o grande vocalista brasileiro de Power metal / Hard rock nesse momento. Uma pena que o Shaman tenha se desintegrado novamente. Seria ótimo vê-lo mais vezes em ação.
Mais uma do No Gravity:“Dilemma” e na sequência o encontro que os fãs mais antigos do Angra tanto esperavam: “Nothing to Say” com Luis Mariutti. Para quem viu shows do Angra original no Olimpia e Palace, foi um momento inesquecível. Mais uma vez Alirio deu conta do recado.
Depois de “Enfermo”, mais uma do No Gravity, o clima de festa chegou de vez. O guitarrista Bumblefoot ( Sons of Apollo, ex Guns n Roses) foi chamado ao palco para uma Jam. A escolhida foi “Escaping” também do álbum No Gravity, que aliás tem uma vibe bem Joe Satriani. Uma das referências do Kiko.
"Stormbringer", clássico do Deep Purple, com Kiko nos vocais e Alirio nos backing vocals encerraram uma noite memorável. Todos os convidados participaram dessa Jam gerando aquele clima de fim de festa.
Kiko Loureiro mostrou nessa tour que tem prestigio, carisma e competência para levar sua carreira solo adiante. A música instrumental agradece...
Aguardamos os próximos passos do nosso Guitar Hero.
SET LIST
1-Overflow
2-Pau-de-Arara
3-Reflective
4-No Gravity
5-Vital Signs
6-Carry On / Spread Your Fire / Nova Era / Morning Star / Evil Warning / Speed
7-Du Monde
8-Mais uma vez(Lobão)
9-Conquer or Die!(Megadeth)
10-Killing Time (Megadeth)
11-Dreamlike
12-Jam (convidado do público)
13-Rebirth (Angra - Alirio Netto)
14-Dilemma
15-Nothing to Say (Angra com Luis Mariutti e Alirio Netto)
16-Enfermo
17-Escaping ( com Ron “Bumblefoot")
18-Stormbringer(Deep Purple Kiko e todos convidados)
Fotos Kiko:Leandro Bernardes @leandrolb / PxImages
Fotos Gustavo Di Padua e Luis Toffoli - redes sociais