Depois dos 2 primeiros dias espetaculares de Summer Breeze restava saber o que estava por vir no dia 28. Quem foi, assistiu shows épicos.
TORTURE SQUAD - O último dia de Summer Breeze começou com o que pra mim é a melhor banda de metal expremo do Pais: Torture Squad no sun stage.
A produção de palco ficou bem bonita com a capa do novo disco Devilish. A balada Find my Way foi usada como intro e abriram com a ótima Hell is Coming. Amilcar como sempre é uma máquina, May Puertas sempre com linhas de vocal brutais, Castor e Renê completam um dos melhores times do death Thrash brasileiro.
O set list foi baseado em músicas do álbum mais recente do Torture. Por isso, também tocaram Flukeman e Buried Alive antes do clássico Hellbound que nunca pode faltar. Um dos melhores álbuns do Torture Squad na fase Vitor Rodrigues.
Merece destaque a participação da vocalista Leather Leone ex Chastain que cantou duas músicas com a banda: For Those Who Dare do Chastain e a maravilhosa Warrior um heavy com pegada Torture que também faz parte do Devilish. Melhor faixa do disco. Essa também com o guitarrista Vinnie Tex.
Apesar de curto, o set list ainda contou com Chaos Corporation do álbum Hellbound que fechou o show em grande estilo.
Setlist
Hell is Coming
Flukeman
Buried Alive
Hellbound
Murder Of A God
For Those Who Dare (Chastain cover) (with Leather Leone and Vinnie Tex)
Warrior (with Leather Leone and Vinnie Tex)
Chaos Corporation
Crédito fotos - facebook summer breeze
SANTO GRAAL - Vencedora do concurso New Blood o Santo Graal é uma banda de metal sinfônico muito interessante e que traz até um violoncelo nos arranjos e apresentações ao vivo.
A banda já tem se destacado no cenário nacional há algum tempo e teve a oportunidade de abrir shows da Tarja Turunen.
Mostrando muita energia no Waves abriram com Whisper of Soul faixa de abertura do disco Dark Roses que traz influências de Power metal. Ótimos riffs, pesada com uma melodia lindíssima. Excelente escolha para ganhar a galera logo de cara.
Lesser Evil, single lançado pouco antes, em 2021, foi a próxima e um dos momentos altos do show. Foi o momento em que o público mais agitou e interagiu com a banda. Todos integrantes são muito talentosos. Natalia Fay mandou muito bem ao vivo e mostrou carisma.
Rebirth , Trouble heart e Dark Roses, música que dá titulo ao primeiro full album do Santo Graal foi executada com precisão. Bela balada com uma interpretação impecável da vocalista Natalia Fay.
O violoncelo traz um charme especial para a apresentação ao vivo da banda. Angel of Lust e Mistake Shadows foram as próximas. Todas músicas agradaram demais o público.
Ainda deu tempo para Black Swan e Sunshine 2. Outro ponto alto do show que aliás deixou uma ótima impressão para todos que assistiram a Santo Graal pela 1ª vez. Destaque para a participação de uma bailarina na parte final o que mostra que a banda está preocupada em oferecer um espetáculo destacando várias formas de arte.
Setlist
Whisper of Soul
Lesser Evil
Rebirth
Troubled Heart
Dark Roses
Angel of Lust
Mistake Shadows
Black Swan
Sunshine 2
Crédito fotos - facebook summer breeze
BATTLE BEAST - Pela primeira vez no Brasil, os finlandeses do Battle Beast começaram muito bem fazendo um showzaço no Sun stage.
Misturando Power metal com elementos de pop e música moderna, a banda subiu no Sun Stage abrindo com Circus of Doom. Som que dá o titulo do álbum mais recente deles.
Logo depois veio Straight to the Heart do album Bringer of Pain de 2017. Se para o publico o calor já era insuportável, imagine para os finlandeses tocar a uma da tarde com mais de 30º!!!! Não sentiram nem um pouco e tocaram na sequência: Familiar Hell e No More Hollywood Endings. Uma das melhores músicas do Battle Beast.
Noora é uma vocalista poderosíssima, agita o público o tempo todo e com um figurino belissimo.
Eye of the Storm foi mais uma do Circus of Doom. Mandaram Where Angels Fear to Fly também desse álbum. O set list trouxe várias desse disco.
Depois voltaram um pouco para o material mais antigo: Bastard Son of Odin do Bringer of Pain. Agradou bastante.
E depois de mandar Wings of Light, mais uma do Circus of Doom, tocaram provavelmente o grande Hit da banda: Eden, do No More Hollywood Endings. Um refrão fortíssimo, bem caracteristico do Power metal finlandês. Esse foi o ponto alto do show.
Para encerrar mandaram Master of Illusion, King for a Day e Beyond the Burning Skies. Mais uma do Bringer of Pain.
A primeira vez do Battle Beast por aqui foi incrivel. Tomara que voltem logo porque foi um showzaço.
Setlist
Circus of Doom
Straight to the Heart
Familiar Hell
No More Hollywood Endings
Eye of the Storm
Where Angels Fear to Fly
Bastard Son of Odin
Wings of Light
Eden
Master of Illusion
King for a Day
Beyond the Burning Skies
Credito fotos - Facebook Summer Breeze
AVATAR - Por volta das 2 e 30 da tarde o Avatar subiu no Hot Stage, um pouco menos cheio do que nos outros shows. Tinha Ratos de Porão rolando no Sun Stage. Então grande parte optou por ver os brasileiros.
O Avatar faz um show bem diferente, mais performático, teatral. Os caras usam uniformes, maquiagem, fazem um som mais moderno. Divertido demais!
Eles já tinham feito a abertura do último show do Iron Maiden em SP, mas com um som muito ruim. No Summer Breeze deu para perceber melhor qual é a pegada da banda já que a qualidade de som foi muito superior.
Abriram com Dance Devil Dance do disco mais recente de mesmo nome. O som é pesado, groove e com os integrantes batendo cabeça todos no mesmo ritmo.
The Eagle Has Landed e Valley of Disease, essa última também do disco mais recente foram bem recebidas pela galera que cantou todos os refrões .
O vocalista Johannes Eckerström se mostrou muito simpático, batia papo com o público praticamente de música em música. Bem gente boa! Se naquele show de abertura para o Iron a banda deu preferência para os hits , aqui o set list foi baseado no Dance Devil Dance . Tocaram Chimp Mosh Pit também.
Voltaram para o material antigo com a ótima Bloody Angel do Hail The Apocalypse, talvez o melhor disco do Avatar. Também rolaram For the Swarm, Paint Me Red e Let It Burn, sendo essa última um dos pontos altos do show.
Mas o melhor mesmo ficou para o final quando rolaram Smells Like a Freakshow e Hail the Apocalypse. Dois grandes hits que foram executados logo depois de Tower só com o vocal Johannes no piano.
Se você tem alguma restrição ao Avatar repense porque a banda é bem legal e o show deles é muito divertido. Bizarro! Mas muito divertido.
Setlist
Dance Devil Dance
The Eagle Has Landed
Valley of Disease
Chimp Mosh Pit
Colossus
Bloody Angel
For the Swarm
Paint Me Red
Let It Burn
Tower (Johannes alone on stage with a tiny piano)
The Dirt I'm Buried In
Smells Like a Freakshow
Hail the Apocalypse
Crédito fotos Facebook Summer Breeze
CARCASS - Logo depois veio o Carcass no Ice Stage. E se o Avatar interage com o público o Carcass é o oposto. Uma porrada atrás da outra sem muito papo e teve um momento bem curioso no show.
Os caras já chegaram com tudo mandando Buried Dreams do Heartwork seguidas por Kelly's Meat Emporium e Incarnated Solvent Abuse.
Under the Scalpel Blade e This Mortal Coil também do Heartwork foram executadas.
O Carcass talvez tenha sido a banda que mais sentiu o calor. Principalmente o vocalista Jefrey Walker que chegou um momento em que precisou sentar.
Ele colocou até um saco de gelo na cabeça pra continuar o show. Pediu desculpas e admitiu que não estava aguentando, mas continuou na raça, segurou até o final.
Tocaram The Scythe's Remorseless Swing do Torn Arteries que é uma das melhores do álbum. Fecharam com um medley Ruptured in Purulence / Heartwork e com a maravilhosa Tools of the Trade.
Apesar do calor e a banda ter sentido muito essa questão foi um grande show .
Setlist
Buried Dreams
Kelly's Meat Emporium
Incarnated Solvent Abuse
Under the Scalpel Blade
This Mortal Coil
Tomorrow Belongs to Nobody / Death Certificate
Dance of Ixtab (Psychopomp & Circumstance March No. 1 in B) Black Star / Keep On Rotting in the Free World
The Scythe's Remorseless Swing
316L Grade Surgical Steel
Corporal Jigsore Quandary
Ruptured in Purulence / Heartwork
Tools of the Trade
Crédito fotos - Facebook Summer Breeze
KILLSWITCH ENGAGE - Alguém pode achar que o Killswitch Engage é uma bandas da nova geração, mas como o próprio vocalista Jesse Leach contou são 25 anos de estrada e por isso a banda esteve entre uma das principais atrações do Summer.
Abriram com My Curse do As Daylight Dies de 2006. O show teve vários efeitos pirotécnicos com chamas no palco, telão muito bem produzido. É uma banda que se preocupa muito com a produção de palco.
Rolaram Rise Inside, This Fire e Reckoning com o público já abrindo rodas e o vocalista Jesse Leach interagindo muito com o público. O som da banda é baseado no metalcore, mas com momentos mais thrash, heavy. Bem pesado e coeso.
Beyond the Flames foi uma das melhores com o público cantando muito o refrão. A banda se mostrou muito confiante no palco e precisa. O vocal desceu para interagir com a galera em vários momentos.
E apesar de ter essa roupagem mais moderna deu para perceber que os caras também são influenciados por clássicos. Depois de tocarem The End of Heartache e My Last Serenade em clima de final de show, mandaram Holy Diver. Clássico do Dio para fechar o set list. Grande banda! Show impecável!
Setlist
My Curse
Rise Inside
This Fire
Reckoning
he Arms of Sorrow
In Due Time
A Bid Farewell
Beyond the Flames
The Signal Fire
Unleashed
Hate by Design
The Crownless King
Rose of Sharyn
Strength of the Mind
This Is Absolution
The End of Heartache
My Last Serenade
Holy Diver (Dio cover)
Crédito fotos facebook Summer breeze
ANTHRAX - Com certeza o Anthrax era uma das bandas mais aguardadas e eles não decepcionaram. Abriram logo de cara com o clássico Among the Living com rodas abrindo por todo o Summer.
Caught in a Mosh e MadHouse já mostravam que o set list seria baseado em grandes clássicos. Metal Thrashing Mad e Efilnikufesin (N.F.L.) do album Among the Living foram muito bem ao vivo.
Keep It in the Family do Persistence of Time foi outra que botou o pessoal para bater cabeça. Aliás, as rodas foram presença constante no show da banda, muitas vezes até com sinalizadores.
Certeza que foi o show mais brutal do Summer Breeze. Belladona está cantando muito bem. Charlie Benante ainda naquela velha forma. A banda toda continua mandando muito bem e mostrou que ainda tem muita estrada pela frente.
Antisocial foi a melhor do set list. Apesar de ser uma cover, a versão deles é animal demais.
I am the Law com Andreas Kisser tocando com a banda foi um momento bem especial . In Ther End foi dedicada ao Dio.
Ainda haveria tempo para Medusa, Got the Time e A.I.R. Encerraram com Indians. Mais um show Brutal do Anthrax!
Among the Living
Caught in a Mosh
Madhouse
Metal Thrashing Mad
Efilnikufesin (N.F.L.)
Keep It in the Family
Antisocial
I Am the Law (with Andreas Kisser)
In the End
Medusa
Got the Time
A.I.R.
Indians
Crédito fotos Facebook Summer Breeze
MERCYFUL FATE - Quem ficou responsável por fechar o Summer Breeze 2024 foi o Mercyful Fate.
Com uma produção de palco fantástica a banda abriu com The Oath, som de 84 que faz parte do álbum Don't Break the Oath e com um King Diamond cantando muito, usando uma máscara de bode.
A produção de palco foi bem sombria, com tochas espalhadas, e King Diamond entrou usando uma máscara de bode. Logo depois retirou dando espaço para sua maquiagem tradicional. Foi um show bem performático.
A Corpse Without Soul, a sombria The Jackal of Salzburg com variações e cadencias diversas agradou muito. Curse of the Pharaohs levou o publico a loucura. Todos cantaram e interagiram com a banda e destaque para as duas guitarras super entrosadas.
A nova baixista Vicky mandou muito. Precisa demais! Rolaram A Dangerous Meeting e Doomed by the Living Dead do The Beginning até chegar na melhor parte do show: Melissa. Um dos grandes clássicos do MercyFul Fate.
Depois de Black Funeral mandaram Evil com um King Diamond cantando demais, variando tons mais altos e agudos com graves.
Também houve tempo para Come to the Sabbath e fecharam com Satan´s Fall como bis. Excelente encerramento!
Setlist
The Oath
A Corpse Without Soul T
he Jackal of Salzburg
Curse of the Pharaohs
A Dangerous Meeting
Doomed by the Living Dead
Melissa
Black Funeral
Evil
Come to the Sabbath
Satan's Fall
Crédito fotos - Leca Suzuki e Gustavo Diakov
E assim terminou a edição 2024 do Summer Breeze que foi incrível.
Bandas de todos os estilos e épocas. Mostrando que o Brasil tem sim público para um fest desse porte.
Ano que vem tem mais: 3 e 4 de maio no Memorial da América Latina.
Fique ligado nas redes sociais, no podcast e aqui no site para saber tudo o que vai rolar na próxima edição e em outros eventos.