Formada em 1999, a Midgard tinha, como proposta inicial, fazer um heavy/doom oitentista e, com esta mentalidade, iniciou trabalhos com o lançamento de 3 demos – Midgard (K7 - 1999), Self Liberty (2000 - CD) e Lamúria (2001 - CD) – contabilizando um total de 5 faixas autorais e contando com Kleber Perini (baixo), F.L.Y. (vocais), Vinícius Perotto (bateria), Omar Rezende e Fábio Vargas (guitarras).
A divulgação destes materiais iniciais, entre 1999 e 2002, renderam diversas críticas positivas em publicações especializadas do Brasil e Exterior e ótima aceitação por parte do público, inclusive tendo figurado entre as 5 bandas consideradas como Revelação Nacional em 2001 e, novamente, 2002, por voto popular no website “...And Heavy Metal For All”, atualmente extinto e, também, Banda Revelação Nacional – Escolha do Editor, em 2001, na Revista Valhalla, atualmente extinta, porém uma das maiores de sua época, ao lado das revistas Rock Brigade e Roadie Crew.
Em junho de 2001, a Midgard foi a banda de abertura da The Dark Ride Tour da banda alemã Helloween, na cidade de Catanduva/SP.
Após diversos outros shows, a formação mudou quase que completamente – com exceção do baixista e fundador Kleber Perini – e, em 2003, entrou em estúdio para gravar o debut álbum “From Ashes...” pelo selo Force Majeure Records. Lançado em 2005, com produção de Alex Voorhees (Imago Mortis) e contando com participações do próprio em duas faixas – inclusive um cover de “Solitude”, da banda Candlemass - e, também, do vocalista Ronaldo Simolla (Delpht) em diversas faixas e, por ser bastante distinto do trabalho e proposta da formação original, não foi muito divulgado.
Apesar do álbum render à banda muitos shows e, em 2008, participação no W:O:A Metal Battle Brasil, a distância entre os membros – que moravam em cidades diferentes – encerrou as atividades daquela formação.
Ao longo da década que se seguiu, algumas tentativas de retorno foram iniciadas entre membros das formações anteriores, mas nada de concreto foi obtido. Finalmente, em 2021, após 12 anos parada, a Midgard retomou atividades, com o lançamento da regravação da faixa Midnight Rainbow – lançada originalmente na demo “Lamúria” e gravada com outra letra, sob o nome For Midgard’s Sake, no álbum “From Ashes...” – e seu videoclipe, lançado na 14º edição do Roadie Crew Online Festival, em maio. Deram-se início aos planos de gravação de um novo álbum, porém todo o processo foi adiado diante falecimento de seu novo baterista, Marcos Gil, acometido por um agressivo câncer de garganta, e a banda entrou em um período de luto, retomando atividades no final de 2021.
Desde então, a banda encontra-se em estúdio gravando novas composições e com previsão de lançamento de um novo álbum, “Verdugos”, ainda em 2022. A formação atual conta com os membros originais F.L.Y. (voz/baixo) e Omar Rezende (guitarra), o baterista Julio "Tio Chico" e Paula Jabur (backing vocals/teclados), que além de produtora fonográfica da banda desde seu início, agora, tornou-se parte do line-up. De acordo com Omar, um dos membros fundadores, “a banda está muito feliz em voltar a se apresentar após tanto tempo. Para o artista, poder compartilhar a sua criação com outras pessoas, é algo de valor imenso. É como colher algo que foi cultivado no íntimo através de um bom tempo e oferecer essas experiências a apreciação alheia, externando-as a outras pessoas. A nossa parceria musical já data de muitos anos e procuramos fazer com muita paixão e verdade, cada trecho.
Esperamos que seja uma experiência especial para todos os presentes”. Tio Chico, mais novo integrante, está experienciando sua primeira banda autoral e declarou: “Eu estou curtindo muito, felizão. Quero muito a satisfação do público. Gravar música, vídeos, participar de processo criativo é tudo novo para mim, apesar de tocar há anos. A Midgard é diferente de tudo que já fiz. Espero q as músicas transcendam as fronteiras de Bauru para o mundo e que os Deuses do rock/metal nos abençoem para que as pessoas gostem do que estamos oferecendo”.
Para F.L.Y., que é um dos idealizadores da banda, “Estar de volta à Midgard é algo que eu nem imaginava há dois anos. A banda tem muita energia e criatividade: o set vai ser curto desta vez, mas já vai dar uma ideia do que será o CD que lançaremos em breve”. O som da Midgard pode ser ouvido em todas as plataformas de streaming, como Spotify, Deezer, AppleMusic dentre outros, e em seu canal oficial no YouTube.
youtube https://www.youtube.com/c/MidgardBandBR?sub_confirmation=1
facebook https://www.facebook.com/midgardbandofficial
instagram https://www.instagram.com/midgardbr/