A Santo Graal é uma banda de metal sinfônico que surgiu no ano 2000. O primeiro álbum foi o auto intitulado que saiu em 2006 e repercutiu muito bem não só no Brasil, mas no Japão também. De lá pra cá a banda cresceu bastante e teve algumas mudanças de formação.
Hoje conta com Rebeca Montanha no cello, Paulo Francioli na guitarra, Natalia Fay no vocal, Carol Claro nos teclados, Ka Storm no baixo e Rafa Martini na batera. Atualmente a banda divulga o álbum Dark Roses lançado em 2020. Inclusive está escalada para abrir os shows da Tarja Turunen em setembro.
O disco abre com a faixa “Whisper of Soul” com um riff heavy anos 80. Aliás, é muito interessante a combinação que a banda faz entre o vocal mais lírico da Natália Fay e riffs com uma pegada heavy. Destaque para a baterista Rafa Martini. A música traz uma vibe melancólica em alguns momentos com belas melodias. Solo impecável do Paulo Francioli. Ótimo começo.
Na sequência, “Trouble Heart” traz uma levada Power Metal, partes cadenciadas e mais uma bela interpretação da Natália Fay. Com um refrão muito bonito o som mantém o clima Power / sinfônico durante seus 5 minutos.
“Sunshine It” começa com um belo arranjo de teclados, Natália Fay cantando em tons mais altos e vários elementos característicos de metal sinfônico como vocais líricos.
A lindíssima “Open Your Eyes” dá sequência ao excelente “Dark Roses”. Depois de um riff pesadíssimo na introdução, a música traz mais um belo arranjo de teclados. O feeling de Natália Fay nessa música é algo impressionante. Uma balada de arrepiar. Os corais que acompanham Natália no refrão deram um charme especial. Que solo de guitarra!!!!
“Mistake Shadows” começa com uma bela melodia de piano antes da parte mais pesada e com influências de heavy / Power metal. Provavelmente a melhor faixa do disco, com um refrão fortíssimo para a galera cantar nos shows.
“Rebirth” é outro destaque do disco, cadenciada e com melodias belíssimas traz outra interpretação impecável de Natália Fay e um excelente trabalho de teclados. Atenção para os solos dessa música!!! Coisa linda!
“Dark Roses”é uma balada maravilhosa. Lembra as canções clássicas de bandas com Epica e Nightwish. Natália Fay mostra muita técnica e feeling
O álbum termina muito bem com “Lesser Evil”. Mais pesada e cadenciada, faz uma espécie de resumo do que foi todo o álbum: técnica, feeling, belas melodias, interpretação impecável da vocalista Natália Fay e excelência técnica por parte de todos os músicos.
A Santo Graal acerta em cheio em “Dark Roses”. Mantém o DNA característico do metal sinfônico, mas sem soar “clichê”.
Todas as composições são ótimas, a produção é impecável e mostra uma banda preparada para os próximos desafios. Que venham os shows com Tarja Turunen!!!!!
Tracklist
1-“Whisper of Soul”
2-“Trouble Heart”
3-“Sunshine It”
4-“Open Your Eyes”
5-“Mistake Shadows”
6-“Rebirth”
7-“Dark Roses”
8-“Lesser Evil”